Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Conforme noticiado, terminou há dias a sua missão em Portugal o Embaixador Eduardo González Lerner, personalidade que granjeou de norte a sul do país as maiores simpatias em todos os quadrantes políticos, estando permanentemente disponível para debater com as mais variadas plateias os temas inerentes à realidade cubana. 


Relembro aqui um jantar organizado pelo CDS/PP no Seixal, com o apoio deste jornal, em que o Embaixador Eduardo Lerner respondeu a todas as questões (e foram muitas) que livremente os participantes colocaram, não deixando de dar as explicações oportunas, bem diferentes daquelas que a propaganda anti-Cubana difunde através da comunicação social. E se refiro este evento é para que se perceba o seu sentido pluralista, demonstrando que não existem tabus quando se está seguro da verdade e existem pessoas que querem ser esclarecidas. 

O Embaixador Eduardo Lerner deixou Portugal para cumprir outras missões, mas ficará para sempre na nossa memória pela sua integridade, pela sua vasta cultura e pela amizade que a todos dispensou, daqui lhe endereçando as maiores felicidades pessoais e profissionais para as novas tarefas que venha a assumir. 

E porque a representação diplomática de Cuba teria de ser rapidamente preenchida ao mais alto nível, já a Embaixadora Johana Tablada de La Torre apresentou no Ministério de Negócios Estrangeiros as cópias das cartas de estilo que a acreditam no nosso país como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Cuba. 

Embora jovem, a Embaixadora Johana Tablada possui uma vasta experiência nas relações diplomáticas, tendo desempenhado funções na Secção de Interesses de Cuba nos EUA e até há bem pouco tempo como Subdirectora do Departamento da América do Norte no Ministério de Relações Exteriores de Cuba. 

Um dos seus primeiros actos oficiais em Portugal foi a recepção às várias organizações de solidariedade com Cuba, a quem dirigiu palavras de reconhecimento e incentivo, recordando aos presentes a batalha que continua a ser travada pela libertação dos 4 heróis cubanos encarcerados nos EUA, cujo único delito que os CINCO cometeram foi o de combaterem o terrorismo, evitando com a sua acção a perda de vidas inocentes, quer de cubanos quer de outras nacionalidades, incluindo os norte-americanos. 

Na ocasião foi também apresentada Rebeca Tablada Pérez, que desempenhará as funções de Cônsul, completando-se assim a equipa diplomática da representação da República de Cuba em Portugal para os próximos anos. 

À Embaixadora Johana Tablada desejamos os maiores êxitos nas suas novas funções, convictos de que continuará o bom trabalho dos seus antecessores, podendo contar sempre com a colaboração daqueles que são amigos de Cuba e da sua Revolução. 

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista