Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Como muitas vezes tenho dito, Cuba não é um destino turístico somente de sol, praia, salsa, rum e tabaco; é também um destino de eventos, desporto, cultura, saúde, educação, ecologia e fundamentalmente de contactos com um povo simpático, hospitaleiro e amigo. 


Existem muito poucos países no mundo que possuam uma oferta tão diversificada, não obstante, pouco aproveitada pela grande maioria dos portugueses que se limitam ao “tudo incluído” em Varadero ou num “Cayo”, com uma breve passagem por Havana. 

Mas existem muitas outras alternativas aos “pacotes” tradicionais, havendo um novo despertar para o destino Cuba, com ofertas diferentes e atractivas que podem ir ao encontro dos desejos mais exigentes, usufruindo de momentos únicos e inolvidáveis. 

Cuba é luz, cor, sabor, alegria e calor; é areias pintadas de mar, um paraíso de águas transparentes e tranquilas; é terra de contrastes, um espectáculo natural; é um mar de cidades marcadas pelo tempo, com inesgotáveis valores histórico-patrimoniais; é som de tambores, sussurro de violinos; é gente alegre e desenfadada, mistura de raças e culturas; é branca, negra, urbana, campestre, marinheira; é o seu povo entusiasta, alegre e sensível que desfruta do exclusivo dom de saber partilhar a sua alegria e fascinar a quantos o conhecem. 

Sendo Cuba um país pródigo em manifestações artísticas, tem contribuído para a cultura internacional com importantes nomes de escritores, pensadores, bailarinos, músicos, artistas plásticos, poetas e cantores. Possuindo diversificadas infra-estruturas culturais, nomeadamente teatros, museus, galerias de arte e cinemas, em que se apresentam não só mostras do acervo nacional de todos os tempos, como também da arte mundial, Cuba apresenta-se como um país em que o visitante tem a rara oportunidade de percorrer a história, quase fazendo parte dela. 

Também numa perspectiva ecológica Cuba tem sabido preservar os seus recursos, mantendo intactos diversos parques nacionais e zonas rurais, onde os visitantes podem fazer caminhadas por áreas protegidas e reservadas de altos valores naturais e paisagísticos, observar as mais de 350 espécies de aves da abundante e variada flora e fauna no seu estado natural, assim como passeios a cavalo ou em bicicleta, com alojamento em unidades rurais, entrando em contacto directo com as comunidades locais e apreciar de perto os seus costumes, tradições e labor diário. 

Cuba, é sem dúvida, um excelente destino para umas férias em qualquer altura do ano e onde não existem limites para a imaginação, sempre com a máxima segurança, não por ser um país extremamente policiado, mas porque as suas gentes são pacatas e tranquilas, respeitadoras do seu semelhante e que sabem receber como ninguém. 

Por tudo isto, não deixe de ir a Cuba, para poder conhecer uma outra realidade muito diferente daquela que muitos meios de comunicação querem fazer crer.

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
Seis temas para un debate urgente
Yuniel Labacena Romero - Juventud Rebelde.- Los 400 delegados y alrededor de un centenar de invitados a la cita nacional del 12mo. Congreso de la UJC son valiosos referentes del quehacer juvenil.  ...
Ver / Leer más
Noticias culturales de Cuba
Canal Caribe.- La exposición "Preservando un sueño" se inauguró este jueves en el lobby de la Sala Avellaneda del Teatro Nacional de #Cuba. La muestra, que se mantendrá abierta al público durante un m...
Ver / Leer más
La Columna
La Revista