Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Mais uma vez vem o Dr. José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Portugueses, fazer declarações à imprensa em relação à contratação de médicos cubanos pelo Ministério da Saúde a fim de os integrar no SNS em locais que após vários concursos públicos as vagas ficaram por preencher, como muito bem sabe o senhor bastonário, não precisando que o Ministro lhe indique onde há falta destes profissionais qualificados.


Não se vislumbra exactamente o que move o bastonário que com estas atitudes se imiscui na esfera dos Sindicatos, mas uma coisa é certa: não é assim que defende os doentes nem o Serviço Nacional de Saúde, pois se não fossem os médicos cubanos, milhares de utentes ficariam sem assistência ou então teriam de recorrer aos serviços privados. 

Parece até que o Dr. José Manuel Silva defende sim o SPS (Serviço Privado de Saúde) já que este ataque cerrado à colocação destes médicos cubanos deve estar a prejudicar o negócio de clínicas e consultórios privados. Não é por acaso que um importante grupo económico mexicano quer adquirir uma posição maioritária no BES Saúde, porque o lucro está assegurado enquanto existirem pessoas no nosso país que colaborem nestes esquemas. 

O bastonário deixa até escapar o comentário de que uma parte do dinheiro pago pelo Estado Português serve para financiar o regime cubano. E das duas uma: ou o bastonário é por princípio anti-cubano primário e para ele tudo é permitido em política, metendo-se onde não deve, ou então desconhece que o remanescente desse dinheiro é integralmente dirigido ao sistema de saúde em Cuba, que como se sabe, necessita de se financiar para poder renovar equipamentos e adquirir materiais no estrangeiro a fim de poder dar uma cada vez melhor assistência gratuita aos seus utentes. 

Quando o Dr. José Manuel Silva afirma que centenas de médicos especialistas portugueses têm emigrado, não refere quantas centenas saíram do SNS para os hospitais e clínicas privadas onde podem ganhar o que querem, fazendo aquilo que poderiam fazer nos serviços públicos. Quando reivindica as mesmas condições para os médicos portugueses, não diz que os médicos cubanos são especialistas em Medicina Interna e que nenhum especialista português está disposto a fazer a sua carreira profissional em locais isolados e distantes dos centros urbanos, trabalhando de dia e de noite de acordo com as necessidades das populações que abnegadamente devem servir, tal como fazem os cubanos. 

Considerará o bastonário quanto custa a formação integral de um médico que em Cuba é totalmente suportada pelo Estado e que por isso a saúde está completamente vedada à iniciativa privada porque é um direito adquirido por todos os cidadãos e um dos princípios da Revolução? 

Porque quero acreditar na honestidade do Dr. José Manuel Silva e que tudo isto é fruto do seu desconhecimento da realidade, desafio-o para ir comigo a Cuba, onde terei todo o gosto em lhe demonstrar que está redondamente enganado.

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista