Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual Isla de la Juventud - de Fidel e dos restantes companheiros que sobreviveram aos assaltos do Quartel Moncada e do Quartel Carlos Manuel de Céspedes. Isto só foi possível graças a uma amnistia a que o governo de Baptista se viu obrigado a fazer pelas pressões a que foi sujeito a nível interno e até externo, já que os Moncadistas conquistaram um prestígio invejável pela coragem demonstrada e pelas razões políticas que lhes assistiam.


Todo o grupo esteve os quase 2 anos que aí passou isolado dos outros prisioneiros em instalações anexas aos blocos centrais onde se encontravam os detidos por crimes comuns. Há uns anos tive o privilégio de conhecer o local, parar e estremecer de emoção junto às camas que tinham sido ocupadas por Fidel, por Raul, por Ramiro, por Almeida e por todos os outros que aproveitaram esse tempo de clausura para se reorganizarem com vista a estabelecer o plano que viria a concretizar-se mais tarde na expedição e desembarque do iate Granma nas praias da costa sul da então província cubana do Oriente.

Logo nesse mesmo dia de liberdade, Fidel deu uma conferência de Imprensa e lançou um manifesto a todo o povo cubano onde expressava desde logo a intenção de continuar a luta de inspiração Martiana, dando desde aí o mote para a constituição organizada do futuro Movimento 26 de Julho, como símbolo e vanguarda da luta política e da luta armada com vista ao triunfo da Revolução.

Conhecendo-se hoje a história e tudo o que se passou a partir daí, só podemos cada vez mais admirar quem deu toda uma vida por um ideal com a entrega total a uma causa, deixando um legado às novas gerações, que seguindo o exemplo destes verdadeiros heróis, têm a obrigação de preservar e defender a soberania e independência nacional, não se deixando manipular por fantoches pagos e ao serviço de interesses obscuros.

Cuba apenas necessita que acabe de uma vez por todas o criminoso embargo comercial, financeiro e económico para que possa desenvolver todas as suas potencialidades, pois mesmo com todas as contrariedades tem conseguido resistir , apesar das grandes dificuldades que lhes são impostas pelos sucessivos governos dos EUA. Basta de bloqueio!

MR.BIDEN, PLEASE END THE EMBARGO ON CUBA.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA JOSÉ MARTI
http://associacaojosemarti.blogspot.com

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista