Luisa Cuevas Raposo - Cubainformación.- Desde que chegara ao país vecinho, o contingente de médicos e médicas cubanas está a receber um ataque baseado em mentiras e manipulações. Mas aqueles medios que o levam a cabo não são nada originais por quanto esto acontece em todos os países aos quais Cuba envía brigadas médicas de forma solidaria ou através de intercâmbios de cooperação.


Já aconteceu na Argentina, na França, Itália, Estado Espanhol, e no Brasil, onde inclusive em plena pandemia o goberno de Bolsonaro expulsou @s medic@s cuban@s e preferiu que o povo morresse sem asistencia.
E a sua falta de originalidade vem da origem destas campanhas, financiadas pelos EEUU com fondos milhonarios e que se atrevem a falar de trata de pessoas. 
Cuba tem uma povoação de11 milhões de pessoas e 1 médica ou médico por cada 122 habitantes e uma enfermeira ou enfermeiro por cada 128.
A cooperação médica começou no ano 1963 em Argélia e continuou em todo quanto país precisou da sua ajuda por razão de catástrofes ou epidemias. Mas não só, porque hoje a "exportação" de serviços de saude é uma das principais fontes de ingresso de divisas por diante das remesas e o turismo.
Na actualidade tem 23.792 cubanos e cubanas do sector da saúde em 56 nações. 
E para que emprega esse dinheiro produto da cooperação o goberno cubano?, para formar novas gerações em Cuba; mas também, na ELAM (Escola Latinoamericana de Medicina), jovens procedentes de países da América Latina, África, Palestina, Sahara e mesmo pessoas procedentes dos próprios EEUU que no seu país jamais poderíam acceder a estudos universitarios. 
Também o emprega para encarar as dificuldades económicas que o país tem, produto de mais de 60 anos de bloqueio comercial e financeiro por parte dos EEUU. Bloqueio que ano após ano é condenado pola Assembleia Geral das NNUU com o único voto em contra dos próprios EEUU e Israel. 
Outra grande mentira é dizer que o pessoal cubano não se pode mover libremente nem falar com qualquer pessoa; basta ter contacto com algum membro do grupo para saber que é mentira.
Do que esses jornalistas deveriam preocupar-se é de saber por que Portugal, um país capitalista, da União Europeia, do chamado mundo desenvolvido, precisa da ajuda dum pequeno país do chamado terceiro mundo ou mundo subdesenvolvido.
Por que esse pequeno país é capaz de dar essa ajuda?; já lho digo eu, porque tem um sistema político, social e económico baseado no humanismo e a solidariedade. 
E também deveríam preocupar-se de por que despois de mais de 60 anos os EEUU continuam a incumprir o dereito internacional, por que mantem a Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, eles!!!!, e por que continuam a ocupar ilegalmente parte do territorio cubano em Guantánamo, com um centro de detenção ilegal e de tortura. Destes temas nenhuma palavra.
Cuba exporta médicos, não bombas!!! 
Fim ao bloqueio!!!! 
Solidariedade com Cuba!!!
Contra Cuba
Con Filo.- Del lado de allá: un gobernador macartista en La Florida del siglo XXI, senadores que insisten en la ridícula trama de “ataques acústicos”, emisarios y lacayos disputándose fondos y protagonismo, diz...
Con Filo.- Mañana se cumple un aniversario más de la victoria en Playa Girón, la primera derrota del imperialismo en América Latina. En menos de 72 horas, nuestros milicianos derrotaron a una tropa de mercenarios invasores...
Con Filo.- ¿En Cuba hay maltrato animal? Por supuesto. Sería absurdo negarlo. Pero también existen normas que prohíben, repudian y sancionan ese tipo de conductas crueles y que muchas veces provocan alarma social. De ese m...
Lo último
La Columna
¡Viva Fidel!
Gerardo Moyá Noguera*.- En estos precisos momentos llegaba yo a mi Cuba para  asistir al Día Internacional de los Trabajadores en la Plaza de la Revolución José Martí. Una vez en la plaza mi emoción era ...
Un mundo al revés
Juntos x Cuba.- Estaremos conversando de diferentes acontecimientos que se han sucedido en el mundo en los últimos días....
La Revista